• Bora Cronicar

Tempo de paz por Monique Cordeiro

Há um tempo para tudo nessa vida. Tempo de nascer e de morrer, tempo de plantar e de colher. Assim como há o tempo de lutar e o tempo de viver em paz.

No tempo de vir ao mundo, me foi passada a herança de seu sangue e a história de nossa ancestralidade. Assim, carregamos o mesmo tanto de generosidade, impaciência e um bocado de teimosia. Iguais também nos cabelos pretíssimos e sobrancelhas fortes, na cor da pele revestindo um corpo de coração que pulsa forte ao falar com paixão daquilo que amamos. Iguais em intensidade; apesar de sermos muitíssimo diferentes.

Ela, de Marte e eu, de Saturno. Fogo e Terra que conversam, firmeza e ardor complementando-se. Ela, acelerada e eu, mais lenta. A nossa velocidade inversamente proporcional faz o tempo se dilatar numa aceleração sempre constante.

Houve um tempo que foi preciso correr. Por isso, ela partiu da Terra da Garoa com um menino e uma menina debaixo do braço. Embarcou na viagem de ser livre e de fazer aquilo que seu coração mandava. Fincou pé na Terra do Sol e foi nossa fortaleza. Em sua jornada, parecia não ter medo. Era a mãe forte de altas gargalhadas e mãos mágicas. De dia, preparava doces e bolos gostosos; de noite, descansava junto de nós ouvindo rádio F.M. para embalar o sono.

Hoje o tempo é de desacelerar. A vida nos impôs outro ritmo e exigiu de nós quietude. Neste tempo-presente, surgiu a possibilidade de olhar atentamente o pôr do Sol, o arco-íris, a Lua cheia. Oportunidade de sentir e de ouvir a voz de Deus falando em seu coração. Na vida-presente, uma mãe- menina se mostra, de olhar curioso e verdades prontas. Ela carrega a história nas mãos, que continuam mágicas a multiplicar nutrição e cuidado. No coração arde, um fogo sereno, que é porto-seguro e também terreno de paz.


MONIQUE CORDEIRO é professora, leitora, mediadora de leitura. Também escreve e conta histórias.

20 visualizações
Logo palavra copy.png
  • Facebook
  • Instagram

Sobre nós

Serviços

Livros & E-books

Ação social

Autodesenvolvimento

Criatividade

Inspiração

Empoderamento feminino via autodesenvolvimento, palavra e criatividade.