Escritoras Colaboradoras

  • Facebook
  • Instagram

Leia-nos

Fernanda Carvalho

  • Facebook
  • Instagram
Psicóloga e escritora premiada.Fundadora e organizadora do projeto Bora Cronicar. Adora café.
Graduou-se em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É mestra em Psicologia Social pela UFC. Especialista em Marketing e Propaganda pela UNI7.  
Vencedora de prêmios literários como o Prêmio de Literatura UNIFOR 2015 - Crônicas do Concurso de Crônicas Laura Ferreira do Nascimento Silva. Menção honrosa no 3º Prêmio Escriba de Crônicas, VII Concurso Rubem Braga de Crônica e outros. Colaborou com crônicas e artigos para jornais locais. 
Livros Publicados: 7 Tortas de Saudade (crônicas), Tramas da vida (crônicas), Coletânea do 3o Premio Escriba de Crônicas.

Mika Andrade

  • Instagram

Poeta e escritora. Natural de Quixeramobim (CE). Editora responsável pelo projeto Escritoras Cearenses.Colabora em colaborações em portais literários.

Livros Publicados: Descompasso (poemas),Poemas Obsessivos (poemas), O olho de Lilith (coletânea poemas/org. e autora). participação na Antologia de Contos Literatura Br (Editora Moinhos, 2016) e na Coletânea de Contos Sesc (2017), nas zines Alguns Versos Pervertidos e Outros Indecorosos (2016) e Sortilégios Para Matar o Meu Benzinho (2018).organizou a Antologia de Poemas Eróticos - Escritoras Cearenses (poemas/ escritora e org.). 

Heloiza Barbosa

  • Instagram

Doutora em Educação pela Universidade de Boston, Professora licenciada de Filosofia da Educação da UFSC, além de ser escritora e artista visual. Tem contos publicados em revistas literárias nacionais e internacionais. No momento está escrevendo sua primeira coletânea de contos.Criadora do Podcast Faxina.

Waleska Barbosa

  • Instagram

Jornalista, formada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Pisciana, mulher negra, nordestina, paraibana. Atuou em redações e assessorias de comunicação de órgãos governamentais e não-governamentais. 

 

Descobrindo-se cronista, publicou seus textos no jornal Tribuna do Brasil, onde trabalhava na editoria de Cidades. Colaborou com jornais locais. Apaixonada por crônicas.

Livros Publicados:  Que o nosso olhar não se acostume às ausências (crônicas).

4E131E7F-E949-494A-8159-C031B47CFFE5.jpe

Lara Rovere

  • Instagram

De redações do colégio a cartas encomendadas, destinadas a amores que nem eram meus, despertei para a escrita cedo e, desde então, sigo escrevendo, vendo o mundo através do viés da poesia. Atualmente, sou sócia da Engloba Comunicação, empresa de marketing digital que fundei em 2012, jornalista freelancer, celebrante de casamentos, mãe da Luiza e de um bocado de texto - em especial do gênero crônica - parido de parto natural.

Manuely Silva

  • Instagram

É  psicóloga graduada pela Universidade Federal do Ceará e acupunturista pelo Instituto Acus Natus. Atua como psicóloga clínica, tendo várias passagens como psicóloga social. De viés junguiano, tem atração pela profundidade, mistérios, sonhos e fantasias contidas nas histórias mais comuns. Costuma escrever também para o Wild Horses.

2018-08-25 10.18.47 1.jpg

Mylena Araújo

  • Instagram

Mylena Araújo é natural de Fortaleza (CE), é cronista, contista e escritora de fantasia e terror. Escreve histórias desde novinha. Anos mais tarde, após o colegial, devido à sua paixão pela escrita, ingressou na faculdade para estudar Língua e Literatura. Entretanto, fora durante seu último ano do ensino médio que os rascunhos de sua primeira história se iniciaram. Desde então se doou inteiramente a narrativa de seu livro de estreia:  "Valera - A magia não deve morrer". Já em 3ª edição, este livro foi adotado como paradidático na Escola CACD de Quixadá.  Atualmente, a autora é graduada em Gestão de Recursos Humanos, veneradora de músicas clássicas e também astronauta não contratada pela NASA. Mylena se inspira muito nos sonhos de amigos e familiares para dar vida e voz a seus textos.

Cacau Ribeiro

  • Instagram

Formada em Publicidade pela UFC e com MBA em Marketing pela FGV.

Depois de anos de trabalho e de relacionamento, levou dois pés na bunda, a demissão e o divórcio. Após a depressão, percebeu a oportunidade de recomeçar, viajando pelo mundo enquanto dividia em seu Instagram e blog  sua jornada de renascimento.

Hoje toca uma agência de marketing, faz cursos de escrita criativa, é idealizadora, com outras duas escritoras, do Coletivo "Com escrita, com afeto" e, em breve, vai publicar o livro "Depois de um pé na bunda, pé na estrada".

Emanoeli Farias

  • Instagram

É Gente, antes de ser mãe, filha, esposa, professora .

 

É curiosa, pesquisa sobre tudo que acha estranho. Entende que o mundo tem tanto para oferecer e não consegue perder a oportunidade de revirar um assunto pelo avesso.

É sagitariana da gema, da clara e da casca do ovo.

 

Tem um projeto de estudos interdisciplinares , onde procura apresentar conexões entre literatura, arte e ciências

Vanessa Passos

  • Instagram

Vanessa Passos atua como escritora, professora de escrita criativa, consultora literária, pesquisadora, produtora cultural e mediadora de leitura.

 

É Graduada em Letras-Português pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestra em Literatura Comparada e Doutoranda em Literatura pela UFC.

 

É professora efetiva de Língua Portuguesa da rede pública do Estado do Ceará. Já teve contos vencedores em prêmios literários e textos publicados em antologias de autores cearenses. É integrante da Associação Cearense de Escritores (ACE) e idealizadora do Clube de Leitura de Escrita Literária (CLEL).

 

Dedica-se ao Pintura das Palavras, seu projeto literário, onde ministra - de forma online e presencial - as oficinas de Escrita Criativa e o Curso Intensivo de Escrita Literária, dá consultoria literária e promove eventos literários. O Pintura das Palavras é também Bookstagram e Canal no YouTube.

 

Foi vencedora de prêmios literários como ​: VIII Concurso Literário de Presidente Prudente 2014. “Voar valsando rumo ao infinito”,residente Prudente, SP ;

XXI Prêmio Ideal Clube de Literatura José Telles 2019 e outros.

Beatriz França

  • Instagram

De uma ponta a outra, redação científica, literária e publicitária.

 

Apaixonada por livros muito bons e uns nem tanto assim.

 

Passeio por searas do conhecimento, escalo no final de semana e às vezes, bebo umas doses de cachaça.    

Yvonne Miller

  • Instagram

Yvonne Miller nasceu na cidade de Berlim em 1985, mas mora, namora e se demora no Nordeste do Brasil desde 2017. Escreve contos, crônicas e literatura infantil em alemão, espanhol e português. Tem seus escritos publicados em coletâneas, como Paginário (Aliás Editora), Mulherio das Letras Portugal (In-Finita) e Histórias de uma quarentena (Expresso Poema Editora). Além de ficcionista é autora e redatora de livros escolares.

Susy Almeida

  • Instagram

Susy é encantada com a ideia de que é a palavra, antes de tudo, que nos faz ser o que somos: gente.

 

Cursou Letras (Português-Alemão) porque assombrou-se na adolescência com a realidade de que não há vida humana fora da linguagem. Cursou mestrado e doutorado em Linguística porque, na metade da casa dos 30, ainda não se desfez desse assombro. Aliás, anda ultimamente ainda mais espantada com essa realidade.

 

Não parece ser coisa que se cure, ela suspeita. É professora de português instrumental, português jurídico e alemão. Há três perfis no Instagram por meio dos quais você pode entrar em contato com ela: no perfil de professora de portugês, ela apresenta de modo bem didático muitas informações sobre a língua portuguesa e divulga os cursos que oferece; no perfil de professora de alemão , ela tem uma série sobre as provas de proficiência em língua alemã e lá você pode entrar em contato com ela se quiser aulas particulares de alemão; e, no perfil literário, Susy publica poemas, crônicas e microcontos.

 

Publicou na zine pulsão (Editora Aliás, 2020) e participou de duas coletâneas: fissura (Editora nadifúndio, 2020) e Histórias de uma quarentena (Editora Expresso Poema, 2020).

Luciana Braga

  • Instagram

Luciana Braga é professora, pesquisadora, escritora, desenhista e bailarina.Formada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Atualmente é mestranda em Literatura Comparada pela UFC, integrante do grupo GELE (Grupo de
estudos da Língua de Eros) e amante de Clarice Lispector, cactos, livros e boa música.


Ela publica seus textos no blog e no seu instagram. Além disso, semanalmente posta desenhos no seu outro instagram, um deles foi utilizado como capa do livro Mulheres do Ceará:


Literatura, cultura, arte e ofícios (2019). Aluna do curso intensivo de escrita literária
2020.1. No momento está escrevendo o seu primeiro romance.

foto.JPG

Branca Sobreira

  • Instagram

Jornalista por formação, atou como repórter e produtora de televisão até mudar de país.

 

Escritora e autora do livro de contos intitulado “20”, publicado pela Editora Moinhos. Publicou a Zine “Alucinações em tempos de pandemia pela Aliás Editora, e em breve estará na Antologia “A cidade e as memórias”.

 

Foi selecionada para participar da publicação da Antologia Poesia Agora (outono 2020), concurso da Editora Trevo. Foi destaque no XIX Prêmio Ideal Clube de Literatura (2017).

 

Imigrante, mora em Toronto há três anos, com o marido e o cachorro que adotou por lá, o Guinness. Colabora com o Jornal de Toronto com textos, contos e artigos.  Administra o instagram @praleitura com dicas de livros e autores.

Andréa Agnus

  • Instagram

Escreve desde os 11 anos de idade, mas ficou até os 37 “dentro do armário”. Recentemente, assumiu-se como poeta,cronista e contista, escancarando de vez todas as suas portas e quebrando todos os seus cadeados. É escritora participante do site Letra Viva do II Festival de Poesia de Fortaleza (2019), co-autora da antologia poética Procura-se a Mulher com organização de Josi Siqueira (2020) e tem textos divulgados no blog Recanto das Letras. Hoje é aluna do Curso Intensivo de Escrita Criativa do Projeto Pintura das Palavras de Vanessa Passos.

Gisela Oliveira

  • Instagram

Filha de professora piauiense, sergipana morando no Ceará com pousos na Bahia, Pará e São Paulo. 

Como mulher me fiz multifaces, mãe, médica, feminista e vegana. E um pouco mais. 

Agora dando espaço ao escondido para ser feliz

Screenshot_20200603-104510_Photos.jpg
Logo palavra copy.png
  • Facebook
  • Instagram

Sobre nós

Serviços

Livros & E-books

Ação social

Autodesenvolvimento

Criatividade

Inspiração

Empoderamento feminino via autodesenvolvimento, palavra e criatividade.